MPT suspende decisão da CMTU de demitir cobradores


O Ministério Público do Trabalho (MPT) decidiu na tarde desta segunda-feira (5) suspender, pelo menos até dezembro deste ano, o edital da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) que permite demitir mais cobradores do transporte público municipal. A decisão foi tomada em audiência com a CMTU, o Sinttrol, o Metrolon e as empresas Grande Londrina e Londrisul.

O MPT propôs ainda um fórum para discutir novos modelos de cobrança no transporte público a partir de estudos realizados pelo próprio ministério com base em modelos já usados tanto no Brasil como no exterior.

Ainda de acordo com a proposta do MPT, paralelamente a isso, a CMTU deve conduzir um estudo de viabilidade para suprimir os cobradores. Caso as demissões ocorram, o MPT analisará também se o motorista poderia acumular função e se isso implicaria ao empregado alguma compensação financeira.

O diretor geral da TCGL, Gildalmo Mendonça, afirmou que a empresa não está contra a CMTU, que defende a retirada dos cobradores, nem contra o MPT que propõe uma análise mais aprofundada.

A CMTU tem até sexta-feira (9) para se posicionar. Caso a companhia opte por contrariar a proposta do MPT, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sinttrol) informou que estará livre para entrar com uma ação contra a CMTU por descumprir um acordo que delimita que motoristas só podem dirigir e cobrar em determinadas situações - domingos, feriados e no horário das 19h às 5h - onde há escala de trabalho. O acordo é válido até dezembro de 2012. Além disso, a categoria ainda estaria livre para realizar uma greve no setor.
Fonte: www.folhaweb.com.br