Vereador Rony Alves denuncia possivel pressão em fiscais da CMTU para aplicar multas em Londrina


O vereador Rony Alves (PTB) apresentou na sessão desta quinta-feira (29) da Câmara Municipal de Londrina uma denúncia que os agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estariam sofrendo pressão para aplicar o maior número de multas o possível para garantir seus postos de trabalho.

Segundo Alves, os relatos ocorreram nesta semana. Funcionários contaram que estariam sendo coagidos a aplicar multas. Os que apresentassem um número inferior de sanções poderia ser substituído para os cargos administrativos. "Para quem trabalha nas ruas existe um adicional de insalubridade. Para não serem transferidos para a área interna essas pessoas estariam optando em cumprir a força o que foi incentivado dentro da própria CMTU", contou.

Ele ainda disse que lhe foi apresentada uma gravação em que um dos diretores faria ressalvas que os trabalhadores estariam trabalhando mais. Além disso, o diretor disse que os salários dos fiscais vinham daquilo que produziam nas ruas. O vereador comentou que iria analisar os documentos e relatos e que se coubesse um pedido de informações iria solicitar á companhia.

O vereador também questionou o uso de um veículo pelo presidente da CMTU, André Nadai. "Se não me engano é um Siena insulfimado e que não tem a identificação de um carro oficial. Vou fazer um pedido de informações. Se o veículofoi comprado com fundos do município, qual o objetivo de não ter identificação?", questionou.

André Nadai refutou as acusações e disse desconhecer a informação que os funcionários estariam sofrendo qualquer tipo de pressão. "Inclusive vou notificar o vereador para que nos apresente essa gravação para podermos apurar se há veracidade ou não", disse.

O presidente da CMTU alega que a situação é infundada e que o município contratou dez funcionários somente para os trabalhos internos da companhia e que não haveria motivos para essas acusações.

Ele confirmou a existência do carro sem a plotagem do município, mas disse não haer problema algum com a situação. "É um carro utilizado pela diretoria e funcionários, com placa branca que determina quando é um veículo oficial. O documento do carro comprova isso. Quero que ele me apresente onde diz que tem que estar plotado", disse.

Fonte: londrina.odiario.com