Saiba quais vereadores mudaram de partido em Londrina


Cinco dos 19 vereadores de Londrina mudaram de partido já de olho nas próximas eleições. Eles tiveram até esta sexta-feira (7) para fazer a filiação à nova legenda no Fórum Eleitoral.

O primeiro a anunciar a troca de partidos foi Ivo de Bassi. O parlamentar alegou "rusgas" ao deixar o PTN, partido pelo qual foi eleito em 2008. Ele se sentiu desrespeitado depois que a legenda confirmou a filiação, no início deste ano, dos vereadores Joel Garcia e Rodrigo Gouvêa. Bassi escolheu o PTB Ele também havia sido sondado pelo PP, PSB e PDT. Mas a oferta do presidente petebista no Paraná, deputado Alex Canziani, agradou mais o vereador.

O PTB ganhou Bassi, mas perdeu Padre Roque. José Roque Neto chegou ao PR manifestando a vontade de concorrer à Prefeitura de Londrina. O partido vê no vereador a oportunidade de se reconstruir em Londrina, após a cassação do ex-presidente da Câmara, Orlando Bonilha.

O partido promete lançar chapa completa para vereador e ter candidatura própria nas eleições de 2012. Padr Roque é o pré-candidato a prefeito. "Há um clamor do povo", garantiu.

Já Joel Garcia bem que tentou entrar no PSDB, mas encontrou resistência. Informações passadas pelo diretório do partido em Londrina mostram que o vereador tucano Roberto Kanashiro teria barrado Garcia. Muitos membros da legenda chegaram até a ficar traumatizados. Após a negativa, o parlamentar aceitou a oferta do pré-candidato a prefeito pelo PP, Marcelo Belinati, e se filiou.

Joel soma esforços no Partido Progressista, junto à Sandra Graça e Belinati, para fazer ainda mais oposição à atual administração municipal.

Outro partido que ganhou mais um membro na Câmara é o PTC. O partido apresentou proposta ao vereador Rodrigo Gouvêa e ele aceitou. O parlamentar, que estava atrás de uma legenda "grande", disse que assinou com um partido que "sempre esteve ao seu lado".

A troca de partidos também chegou a surpreender alguns que já davam como certa a composição na Câmara. O trio petista, formado por Lenir de Assis, Jacks Dias e Eloir Valença, foi quebrado nesta sexta-feira. Valença alegou divergências políticas e foi para o PHS.

Procurado pelo Bonde, o ex-petista se negou a passar detalhes sobre a mudança e disse que só vai falar durante a sessão da próxima terça-feira (11) da Câmara.
 
Fonte: www.bonde.com.br