Servidores da Prefeitura de Londrina são notificados judicialmente e denunciam pressão da Visatec


Funcionários do setor de licitações da Prefeitura de Londrina denunciaram nesta quarta-feira (19) ao Sindicato dos Sevidores Municipais (Sindserv) que foram notificados judicialmente pela empresa Visatec, que executa obras no município. A notificação questiona o papel deles nas autuações à empresa e a forma como eles estão atuando na fiscalização na Visatec. Já o Sindserv entende que esta é uma forma de intimidar as ações dos servidores, pois estariam sendo pressionados por terem multado a empresa por descumprimento contratual.

A notícia foi dada em primeira mão pelo blog Paçoca com Cebola nesta tarde. O presidente do sindicato, Marcelo Urbaneja, não soube precisar o número de servidores públicos que foram notificados, mas estimou que sejam pelo menos sete. Ele disse que as informações ainda estão sendo levantadas, mas que a princípio, a empresa teria tentado intimidar os funcionários para não cumprirem seu papel dentro da administração.

"Os servidores vem fiscalizando os contratos e constataram irregularidades. Nada mais correto do que executar o exercício da sua função. A gente cobra isso deles e em muitas vezes o que ficamos sabendo é de situações opostas, quando há falta de comprometimento", comentou.

Ele ainda questionou o porque a empresa teria notificado apenas os funcionários, uma vez que estes representam a instituição da Prefeitura de Londrina. "É uma tentativa de amendrontar essas pessoas. Esta é a primeira vez na vida que tenho informação de um caso como esse", declarou.

A diretora de gestão de licitações e contratos da prefeitura, Elisangela Marceli Areano Arduin, que também recebeu o documento, afirmou que são quatro os funcionários notificados. Ela disse desconhecer o teor da notificação e a real intenção da empresa com o documento.

"Nós estamos trabalhando com a legalidade. Para nós, a autuação é uma atividade rotineira. São penalidades de todos os tipos, em erros em contratos, atas de registro de preços. Não há um problema específico com a Visatec", afirmou.

Fonte: londrina.odiario.com