Jovens vão às ruas protestar em Londrina


Os rostos pintados de verde e amarelo voltaram às ruas em protesto contra a corrupção. Dezenas de pessoas participaram de um protesto na tarde desta terça-feira (15), em Londrina. São jovens membros de um movimento nacional criado em redes sociais intitulado 'Nas Ruas', ligado ao nacional 'Marcha Contra Corrupção'.

O movimento ocorre simultaneamente em 35 cidades brasileiras e chama a atenção da sociedade para desvios de verbas nos governos municipal, estadual e federal. O grupo também reivindica aplicação da Lei da Ficha Limpa, sancionada ano passado pelo presidente Lula, que torna mais rígidos os critérios para um candidato ocupar cargo público.

Nem mesmo a chuva que caiu no início da tarde de hoje atrapalhou o movimento em Londrina, que reuniu pouco mais de cinquenta pessoas. No Facebook eram cerca de 600. Fernando Rocha, estudante de Direito, estava acompanhado da namorada no protesto. "Acho que a juventude fica muito em frente ao computador e quer que tudo aconteça ali sentada. É preciso sair desse mundo on line e fazer acontecer de verdade. A gente tem o poder de mudar", afirmou.

"É um sentimento de basta. Quero um futuro melhor para mim e para todo o resto da população, que os políticos atendam as necessidades coletivas e não próprias deles", criticou a fisioterapeuta Ligia Giatti.

Além dos rostos pintados, os jovens usaram apitos, cartazes e nariz de palhaço para chamar a atenção da sociedade sobre a corrupção. "Essa é uma forma de chamar a atenção. A população não pode ficar apática com todos esses escândalos. Aqui em Londrina tivemos um recente com desvios na área da Saúde e a população precisando de atendimento nos postos", lamentou o universitário Otávio Giatti.

Nas ruas, o grupo colou diversos cartazes com mensagens contrárias a corrupção na região central de Londrina. O protesto terminou em frente ao prédio da Prefeitura.
 
Fonte: www.bonde.com.br