Londrina debate controle social da gestão pública


A cidade de Londrina vai sediar hoje no colégio Marcelino Champagnat a primeira pré-conferência preparatória para a Conferência Municipal da Transparência e Controle Social (Consocial), composta por 23 entidades representativas da sociedade civil, além de conselhos municipais e poder público, que será realizada no final do mês. Serão duas pré-conferências preparatórias, a de hoje e a da próxima terça-feira. O objetivo do evento é debater a transparência e estimular o cidadão a participar do controle da gestão pública.

De acordo com Fábio Cavazotti, vice-presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina e coordenador da Comissão Organizadora do Consocial, esta é uma oportunidade para que sejam apresentadas propostas que serão debatidas no evento nacional a ser realizado em maio do ano que vem, sob a responsabilidade da Controladoria Geral da União (CGU). ''O governo precisa melhorar os mecanismos para o controle social, pois a transparência em si não basta'', afirmou ele. Como exemplo, Cavazotti citou a disponibilização de dados e processos administrativos em sites de prefeituras, governos e União, que na maioria são ''ininteligíveis para o público''.

Além de estimular a participação popular no acompanhamento das contas públicas, o Consocial é importante também para fortalecer os órgãos de controle interno como uma forma de evitar que erros aconteçam. ''Temos instituições fortes como o Ministério Público, mas através do controle podemos atuar preventivamente'', explicou.

O tema da 1 Consocial Nacional, promovida pela CGU, tem como tema central ''A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública'' e entre as propostas está o fortalecimento das redes de interação de diversos setores da sociedade. A partir das pré-conferências, os organziadores já vislumbram a possibilidade de unir um grupo permanente para controle. ''Cada um com os seus conhecimentos poderá ajudar no debate e na construção de políticas públicas de fiscalização'', definiu Cavazotti.

SERVIÇO:

- As pré-conferências serão realizadas hoje (18) e na terça-feira (22), das 19 horas às 22 horas, no auditório do Colégio Champagnat, localizado na rua São Salvador, 998.

- A Consocial Municipal acontecerá no próximo dia 30, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC), localizado na rua Espírito Santo, 199, em horário ainda a ser definido.
Fonte: www.folhaweb.com.br