Prefeito de Londrina, Barbosa Neto, é notificado para apresentar defesa contra comissão processante


O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), foi notificado a apresentar sua defesa à Câmara Municipal de Londrina para votação da comissão processante (CP) da Saúde. Ele recebeu o documento pouco antes de iniciar sua coletiva semanal, na manhã desta sexta-feira (18), na Escola Municipal Noêmia Malanga Avelar, no Jardim Maracanã, zona oeste.

O pedido de abertura de uma CP contra o prefeito foi uma recomendação feita no relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde, assinado pelas vereadoras Sandra Graça (PP) e Lenir de Assis (PT).

A CEI investigou a denúncia de desvio de verbas públicas da saúde, além de averiguar possíveis irregularidades na gestão dos recursos por parte da administração municipal.

O relatório mostra indícios que Barbosa Neto teria ciência de um esquema corrupto e ainda coloca a primeira-dama, Ana Laura Lino, como possível envolvida.

O procurador jurídico da Câmara explicou que o prefeito tem sete dias úteis para apresentar a defesa.

"Como foi a Mesa que encaminhou o pedido, a contestação é apresentada diretamente à Mesa, que pode levar ao plenário ou tirar alguma dúvida com a Procuradoria Jurídica. O prefeito já tinha apresentado uma defesa preliminar, mas agora foram anexados os documentos sobre a CEI. Atendendo ao princípio da ampla defesa do contraditório, Barbosa Neto pode fazer essa manifestação preliminar", explicou.

Em plenário, serão precisos 13 votos para aprovar a CP, devido à liminar obtida pelo prefeito que modifica o quórum antigo da Câmara, que era de dez votos.

Fonte: londrina.odiario.com