Quatro vereadores disputam liderança de Barbosa


Sete vereadores decidem, juntamente com membros do primeiro escalĂŁo do governo Barbosa Neto (PDT), quem serĂĄ o novo lĂ­der do Executivo na CĂąmara. O cargo ficou vago semana passada depois que Roberto FĂș (PDT) demonstrou descontentamento com as discussĂ”es sobre o zoneamento urbano da cidade - o estopim foi o novo projeto que reduz em 20% a atual ĂĄrea da 'Lei da Muralha'.

FĂș foi o autor do projeto para derrubada da lei 9.869/2005 (Lei da Muralha). Pela legislação, ficaram proibidas instalaçÔes de grandes supermercados e de lojas de materiais de construção no quadrilĂĄtero central da cidade. Em 2006, o texto passou por uma atualização e a ĂĄrea foi expandida. FĂș nĂŁo conseguiu derrubar a lei na CĂąmara e retirou o projeto da pauta.

Quatro nomes sĂŁo colocados para sucessĂŁo do pedetista: Jairo Tamura (PSB), Padre Roque Neto (PR), Rodrigo GouvĂȘa (PTC) e TiĂŁo dos MetalĂșrgicos (PDT), que jĂĄ ocupou o cargo no passado. "Fomos uma das pessoas sondadas, estamos juntos e queremos ser um time", disse Tamura. "Estamos analisando", desconversou o republicano Roque Neto. O sindicalista aparece em terceiro na corrida.

Em menos de trĂȘs anos de governo, Barbosa Neto jĂĄ teve quatro lĂ­deres na CĂąmara. Metade dos desligamentos evidenciou difĂ­cil relação entre o chefe do Executivo com a CĂąmara, embora o pedetista enfatize repetidas vezes um bom relacionamento entre os dois poderes. No entanto, as saĂ­das de Joel Garcia e Roberto FĂș nĂŁo demonstram isso. O novo lĂ­der, alĂ©m de lutar pelo interesse do Executivo, terĂĄ um outro importante papel: unir a base governista. "Deve haver um consenso, buscar um nome de apoio entre todos e que consiga representar a base como um todo nas discussĂ”es", ressaltou Jairo Tamura.

A Secretaria de Comunicação deve anunciar o novo nome do líder ainda nesta segunda-feira (21).
Fonte: www.bonde.com.br