Prefeito de Londrina, Barbosa Neto, diz que relatório da CEI da Centronic é um jogo político


O prefeito Barbosa Neto (PDT), em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (9), declarou que o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apurou irregularidades nos contratos com a Centronic e Proguarda seria fruto de uma exploração política. Ele ainda fez um desafio, pedindo para que fossem apresentados documentos sobre o possível pagamento da administração a vigilantes da Centronic que trabalhavam na rádio de sua propriedade.

O relatório final da CEI foi apresentado durante sessão da Câmara na quinta-feira (8). O documento, além de apontar que a prefeitura pagou por vigilantes da rádio Brasil Sul, pede a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito.

"Mais uma vez nós vemos diversos erros. Não é possível se fazer uma exploração política de um fato que na verdade a Prefeitura de Londrina, na nossa administração, corrigiu, rompeu contrato e tirou a empresa que estava irregularmente prestando serviços, já que não possuia todos os documentos necessários", declarou.

Em relação aos vigilantes que teriam trabalhado na rádio de sua família, o prefeito disse que a versão da administração municipal não era apresentada como deveria. "Modestamente estamos aqui fazendo um desafio que se apresente algum holerite que a prefeitura tenha pago qualquer pessoa que tenha prestado serviços na rádio Brasil Sul. A prefeitura não contrata pessoas, a prefeitura contrata serviços", disse.

Barbosa Neto descartou a possibilidade dele ou sua família terem sido beneficados com algum tipo de contrato com a empresa Centronic. "Seria muito burro da minha parte, de uma vigarisse muito grande. Me apresente algum diretor da empresa, algum vigilante que tenha algo a comprovar, algum documento", comentou.

De acordo com o prefeito, o pagamento se deu através de uma permuta com a Centronic, algo, que segundo ele, é feito com diversos outros veículos de comunicação e seria normal e corriqueiro. "A gente lamenta que o caso tenha sido explorado dessa forma. Na verdade se trata já de uma eleição. É claro que se não fosse o prefeito não haveria essa exploração", afirmou.

Segundo o relator da CEI, Rony Alves (PTB), não foi possível confirmar a existência do contrato de permuta entre a prefeitura e a Centronic. "Havia documentos frágeis, rasurados, nada que comprovasse. A rádio diz que a Centronic tinha crédito de R$ 43 mil, mas o problema é que não foi constatado a utilização desse valor. Como que uma empresa dessa em Londrina não usaria se propaganda é a alma do negócio?", questionou o vereador logo após a entrega do relatório.

A investigação na Câmara também encaminhou apontamentos para um membro do próprio legislativo, vereador Jacks Dias (PT), que é acusado de recebimento de propina em 2006, na assinatura do contrato com a Centronic.

À época ele ocupava o cargo de secretário municipal de Gestão Pública de Londrina. Dias responde como réu em um processo da 3ª Vara Criminal de Londrina.

O relatório da Centronic seguiu para publicação no Jornal Oficial do Município e posterior eliberação do plenário da Câmara.

Fonte: londrina.odiario.com