Vigília iluminada em frente à Câmara cobra votação de CEI e CP


Uma “Vigília Iluminada” está marcada para começar nesta quarta-feira (14), às 20h, em frente à Câmara de Londrina. O objetivo é promover a conscientização da população. Os movimentos “Basta, Londrina Sangra”, Fórum Popular da Saúde Pública, Centro de Direitos Humanos de Londrina e Conselho Local do Jardim Leonor cobram a votação do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do caso Centronic, que investigou o pagamento de vigias da Rádio Brasil Sul, que pertence à família do prefeito Barbosa Neto, com recursos da prefeitura.

A previsão é que a votação aconteça nesta quinta-feira (15). Já na terça-feira (20), última sessão ordinária do ano, é a vez da Comissão Processante (CP) da Saúde entrar na pauta. O prefeito é alvo de participação no esquema de desvio de recursos da área da saúde com institutos contratados.

Carlos Santana, coordenador da CDH, afirma que a cidade passa por um momento delicado com tantas denúncias. “Nós que circulamos nos meio populares vemos o descontentamento da população com tanta corrupção”, comenta. “Até agora todas as CEIs que surgiram não surtiram o devido efeito. O temor é que depois das férias tudo seja arquivado e esquecido”, ressalta.

Para Santana é preciso que a população mostre que pode agir. ”Queremos com essa vigília clarear as mentes e cobrar de nossos vereadores o nosso papel. Que se faça o que se deve ser feito”.

Segundo Jaqueline Aristides, enfermeira que atua junto ao Fórum da Saúde, a ideia é que através das velas que cada cidadão deve levar seja possível iluminar e conscientizar os vereadores e a população. “Essa metáfora é para justamente colocar toda essa investigação as claras junto a população. A posição do nosso movimento é de indignação, isso tudo é um desrespeito a população”.

Fonte: Jornal de Londrina