Guardas municipais ensinam noções de cidadania


Programa da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) atingiu 3.500 estudantes de escolas municipais

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, o secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, e a secretária de Educação, Karin Sabec,  participaram hoje, pela manhã, no Ginásio de Esportes Moringão, da formatura da primeira turma do Programa de Interação Social da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), que teve duração de seis meses.

Por meio do programa, 20 membros da Guarda fizeram palestras para 3.500 alunos de 42 escolas municipais, incluindo a área urbana e duas escolas da zona rural. O prefeito destacou que, entre as qualidades do trabalho, está a atuação dos guardas na formação do caráter dos estudantes, por meio dos temas debatidos, como o combate às drogas e a solidariedade.
 
O supervisor da Guarda Municipal Escolar Comunitária e coordenador do programa, Vinicius Eliude Gonçalves, explicou que, nos encontros com os alunos, foram debatidos temas voltados à cidadania. “Foi ótimo, teve uma aceitação muito boa de toda a comunidade escolar. Hoje, é necessário que haja um trabalho de disciplina voltado para a cidadania. Percebemos que os alunos levaram para a casa, para os pais, a reflexão sobre os temas debatidos. O trabalho foi até melhor do que esperávamos”, destacou.

Segundo  o secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo,  o trabalho integrou a Guarda  com alunos, professores e também com os pais. Ele contou que, entre os temas tratados, teve cidadania, solidariedade, civismo, saúde e amizade.   “Com o aumento do efetivo da Guarda, no próximo ano, o trabalho deverá ser estendido a todas escolas”, enfatizou.

A secretária de Educação, Karin Sabec, disse que o trabalho foi excelente. “Foi muito bom para os estudantes este contado com os guardas, eles viram novos exemplos de postura, o que é importante na formação ética e cidadã do aluno.”

A diretora da Escola Municipal Claudia Rizzi,  Aparecida Zanluchi Hara, destacou que foi uma experiência muito positiva. Ela contou que a ação ajudou na formação de noções de companheirismo, cooperação e até mesmo na melhora de comportamento.

O diretor da Escola Municipal  Eugenio Brugin, Julio Cezar Gomes, que também participou do Programa, chamou a atenção para a importância do trabalho, como ferramenta pedagógica. Ele destacou que o contato com os guardas tirou a ideia desses profissionais como agentes de ações punitivas. “A ação mostrou que eles podem auxiliar na formação de valores.”

Fonte: Prefeitura de Londrina