Londrina ganha Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda


Prefeito confirmou, durante sanção da lei de criação, a servidora Neiva Sefrin, como primeira Secretária do Trabalho

O prefeito Barbosa Neto sancionou, hoje (21), a Lei municipal nº 11.445, que cria a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER).  Durante solenidade no gabinete, o prefeito confirmou que a atual gerente da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Neiva Sefrin, será a primeira Secretária Municipal do Trabalho.

“Estamos ganhando mais condições de receber tanto os recursos dos governos Estadual e Federal, como os recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT)”, destacou o prefeito. 

Para Neiva Sefrin, o projeto é fundamental para a cidade, pois Londrina precisa de uma Secretaria com uma política que atenda aos grupos mais vulneráveis, no esforço de incluir esses grupos no mundo do trabalho. Ela ressaltou o trabalho integrado entre as diversas secretarias municipais.

Neiva também falou que um dos objetivos da Secretaria é  incluir, no mercado de trabalho, pessoas com deficiência, proporcionar a oportunidade do primeiro emprego aos jovens, oportunizar empregos aos negros, às pessoas acima de 40 anos, mulheres e, também, os trabalhadores com baixa escolaridade. A cidade está batendo recorde na geração de empregos, com 25.087 empregos gerados, desde a posse do prefeito Barbosa Neto, em maio de 2009, informou a gerente.

Ela ainda explicou que o SINE vai atuar como um dos projetos da Secretaria, encaminhando os profissionais cadastrados aos empregos oferecidos, como já faz. Londrina tem um dos maiores desempenhos na geração de empregos do estado, pois, em 2010, cresceu 6.8%, índice maior que o do Estado que cresceu 6,%. Em 2011, Londrina já apresenta índice de crescimento de 5,28%. O município aparece no ranking das 50 cidades do país que mais empregos geraram. Em novembro, ela figurava em 32.º lugar.

Também, em novembro, Londrina superou o desempenho do Estado e obteve saldo do Caged de 847 novos postos de trabalho celetista, crescendo 0,57% em relação ao mês anterior, diferente do desempenho do país que apresentou queda de 69%.

Com a criação da Secretaria Municipal do Trabalho e os diversos investimentos que a atual gestão vem disponibilizando em favor da área do emprego e renda, o prefeito cumpre mais um compromisso de sua campanha.

Ele já entregou uma sede nova ao SINE; expandiu os postos de atendimento para a região leste,  colocou Telecentro na agência central, para a inclusão digital do trabalhador, ampliou o número de colaboradores nas agências, disponibilizou agendamento para habilitação ao seguro desemprego, assinou convênio para a emissão de carteira de trabalho e está desenvolvendo qualificação social e profissional para 2.000 jovens.

Diversos empresários acompanharam a sanção do projeto, além de vereadores e o presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Paulo Tristão.
 
Fonte: Prefeitura de Londrina