Ministério do Trabalho propõe reajuste para aeroviários e empresas


Depois de três dias de greve, os aeroviários dos aeroportos de Brasília, Fortaleza, Salvador e dos terminais internacionais do Rio de Janeiro e Belo Horizonte retornaram hoje (26) às atividades normais. Os aeroportos mais movimentados nesta segunda-feira são os de Guarulhos, com 125 voos programados, e Congonhas, com 109 voos, ambos em São Paulo, e o de Brasília com 104 voos.

Não há registros de incidentes graves nem tumultos, segundo os responsáveis pelos aeroportos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que os números de passageiros e voos estão dentro da normalidade e compatíveis com a época do ano. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 4,9% dos 1.390 voos domésticos e 5,4% dos 74 internacionais programados até as 13 horas desta segunda-feira apesentaram cancelamentos e atrasos superiores a meia hora.

Pelos dados da Infraero, os atrasos mais significativos ocorreram nos aeroportos de Maceió, com 23,1%; Carajás, com 20%; e Belo Horizonte com 13,2%.

Durante três dias, as autoridades do setor aéreo acenderam a luz de alerta devido à paralisação de funcionários nos principais aeroportos do País. Porém, um acordo evitou o agravamento da situação.

As entidades que defendem os interesses dos funcionários aceitaram a proposta de aumento salarial de 6,5% feita pelas companhias aéreas. Aproximadamente 13% dos voos domésticos e internacionais apresentaram atraso durante o tempo da paralisação prejudicando mais de 2 mil pessoas.

Fonte: Agência Brasil