Tom eleitoral deve ser assumido por prefeito e Câmara em 2012


Este ano vão acontecer as eleições municipais em Londrina e a população terá a chance de escolher novos vereadores e prefeito. Para conquistar o eleitorado, o cientista político Mário Sérgio Lepre acredita que a Câmara e Barbosa Neto devam assumir um discurso já voltado para as candidaturas, defendendo ações e querendo mostrar resultados.

No mês de dezembro, os vereadores tiveram a imagem desgastada após uma nova arquivação de uma comissão processante contra o prefeito e, principalmente, pela aprovação do aumento de 110% dos próprios vencimentos. Lepre acredita que os episódios podem até influenciar na hora da eleição, mas não acredita em renovação do legislativo.

Nas redes sociais, os vereadores que apoiaram o aumento dos
salários foram duramente criticados

"A forma de política no Brasil é paternalista, ligada a interesses individuais, muito pouco republicana. Enquanto isso não mudar, a Câmara pode sofrer uma renovação de 100%, mas ainda terá a mesma postura", disse. Lepre lembra que o legislativo escolhido em 2008 já trouxe mudanças, após um período turbulento, mas as trocas não resultaram em melhora concreta.

"A atual Câmara já é o resultado de uma renovação, mas não sei se é pior ou pelo menos igual. Não adianta trocar vereadores como Orlando Bonilha e Sidney de Souza por Padre Roque e Rodrigo Gouvêa. Não adianta trocar seis por meia dúzia", alerta.

Já no caso das eleição para prefeito, o eleitor terá mais chance de mostrar o controle da situação, de acordo com o cientista político. Com cinco mudanças de secretariado já anunciadas, devido aos gestores das pastas que saem para disputa a vereador, Barbosa Neto deve compor sua equipe já pensando em alianças para o pleito, principalmente depois de uma debandada da base aliada que o elegeu em 2008.

"No caso do prefeito, primeiro, é bom lembrar que ele sempre foi contra a reeleição. Por princípio, ele não deveria ser candidato, mas as pessoas podem mudar. O fato dele estar no mandato pode sempre ser usado como vitrine, mas acredito que seja difícil para ele retirar o excesso de peso desse governo, em virtude da grande quantidade de denúncias. Se a oposição trabalhar bem, tem uma chance razoável de derrubá-lo", colocou.

Ainda sem se assumir publicamente como candidato, Barbosa Neto diz que tem vontade de ficar no cargo por mais quatro anos, mas afirma depender da liberação da família. Após passar por um ano turbulento, em que foi constantemente investigado pela Câmara e pelo Ministério Público, o prefeito deve enfrentar um último ano de governo mais tranquilo.

"Eu visualizo que o período mais difícil já passou, mas ele vai precisar mostrar muito serviço para ter força, o que ele não anda fazendo ultimamente. A postura do Barbosa Neto como político é muito estranha, seu jeito de administrar e a composição confusa do secretariado. É lógico que a candidatura do atual prefeito é sempre muito forte porque com apenas uma pincelada na cidade, com a pavimentação, por exemplo, ele pode mostrar resultado, mas é difícil", completou.

Fonte: londrina.odiario.com