Secretário de Saúde deixa cargo em abril para estudar no Japão


O secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, assumiu que deixará o cargo em abril para realização de uma pós-graduação no Japão. O médico parte para um período de adaptação à língua e logo depois passará às aulas do mestrado, na área de geriatria e neurologia.
 
Nishida assumiu a pasta em setembro do ano passado, após a saída de Ana Olympia Dornellas. Ela também deixou o cargo para cumprir trabalhos acadêmicos, além de ter sido afetada por um período turbulento na secretaria, com a epidemia de dengue, a deflagração da Operação Antissepsia e as críticas feitas pela Câmara Municipal de Londrina, que acabou instaurando uma Comissão Especial de Inquérito para investigar um suposto desvio de verbas.

Com a saída de Ana Olympia, Nishida, que era o diretor executivo, acabou assumindo a gestão do setor. Segundo o secretário, nos quatro meses antes de sua ida ao Japão, a pasta deve seguir em ritmo acelerado para conclusão de várias obras.

"É uma situação bastante interessante, pois acaba batendo com a saída para quem pretende disputar as eleições. Nós temos o prazo encurtado diante da determinação da justiça que proíbe inaugurações com a figura do prefeito em parte deste ano. Em termos práticos, nós estamos em velocidade acelerada, já pensando no planejamento de todo o ano e minha saída não afetará os projetos da pasta", disse.

Na administração do prefeito Barbosa Neto, várias pessoas já estiveram à frente da Secretaria Municipal de Sáude, como Agajan Der Bredrossian, Edson de Souza e Ana Olympia Dornellas.

No próximo ano, pelo menos outros cinco secretários devem deixar as pastas para a disputa a vereador: do Ambiente, José Novaes Faraco, o presidente da Companhia de Habitação, João Verçosa, da Mulher, Sueli Galhardi, da Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo e do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos.

Fonte: londrina.odiario.com