Prefeitáveis: por que deputados e senadores se lançam na disputa municipal


As eleições municipais são a ante-sala das eleições gerais. As forças políticas, em geral, que saem vitoriosas do pleito municipal largam na frente dois anos depois, no pleito geral, que elege o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Portanto, as eleições municipais são fundamentais para manutenção ou mudanças no poder.

Deputados e senadores que se lançam na aventura eleitoral municipal o fazem em razão de que nada têm a perder. Pelo contrário.

A disputa serve para manter seus nomes e propostas em evidência. E mesmo que percam saem ganhando, pois se cacifam para a disputa seguinte, que é a eleição geral dois anos depois.

Assim, a eleição municipal é um importante processo político que ajuda a fortalecer as alianças eleitorais futuras e servem também para acomodar os vários interesses políticos que pululam nos bastidores nos períodos de entre safra eleitoral.

2012
A Folha de S.Paulo já anunciou que um quinto dos atuais deputados e senadores pretende se lançar na disputa municipal.

"Segundo levantamento feito pela Folha, 121 deputados federais e seis senadores - 21% do total de 594 parlamentares - 513 deputados e 81 senadores - tentam viabilizar seus nomes para o pleito", diz matéria do veículo.

"Em cada legislatura, 18% dos parlamentares em média tentam ir para as prefeituras", acrescenta a Folha.

E completa: "Na oposição, 21 tucanos almejam uma prefeitura. No DEM, são 14 deputados e um senador. Na base governista, o maior número de pré-candidatos é do PMDB, com 14 deputados e um senador."

Fonte: Agência Diap