Seis novos secretários de Londrina assumem nesta segunda-feira


Seis novos secretários municipais tomam posse nesta segunda-feira (16). O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), promoveu as mudanças no primeiro escalão devido à saída de alguns aliados, que são pré-candidatos no pleito de outubro. Apenas o secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, deixa o cargo para cursar um mestrado no Japão.

O novo secretário de Defesa Social, Jefferson Dias Chaves, que substituiu Joaquim Antônio de Melo já fez inclusive uma entrevista coletiva. O encontro com os jornalistas foi marcado depois que a imprensa noticiou o envolvimento do nome do atual delegado de Cuiabá em investigações. Ele foi acusado de receber propina para não prender dois supostos envolvidos em um homício, registrado em 2007, na cidade de Pontes e Lacerda (MT).

Com o intuito de esclarecer as denúncias, Chaves se apresentou na última quinta-feira (12) e disse que tem duas prioridade à frente da pasta: o curso de tiro e o armamento da Guarda Municipal e a instalação das câmeras de segurança no município.

Outra nova secretária que já foi alvo de polêmica antes mesmo de assumir foi Altira Leonardo Gouvea, que vai ocupar a pasta do Idoso, no lugar de Liz Clara Ribeiro de Campos. A escolha do prefeito é mãe do vereador Rodrigo Gouvea, que deu declarações inflamadas de que nunca apontaria parentes para ocupar cargos públicos. O edil ainda disse que a escolha havia partido do chefe do executivo, mas, em coletiva, Barbosa Neto afirmou que o nome surgiu do próprio vereador.

Márcio Nishida, que vai para o Japão, será substituído pelo atual secretário municipal de Planejamento, Edson de Souza, que vai acumular ambas as funções. Ele também era o responsável pela pasta da Fazenda, que será ocupada pelo administrador Fábio Campos, antigo assessor da Gestão Pública.

Na Secretaria Municipal do Ambiente sai José Novaes Faraco e entra Gilmar Domingues Pereira. Este é o atual responável técnico pelo Aterro Controlado e pela Central de Tratamento de Resíduos (CTR), lotado na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização.

A última mudança é da chefia de gabinete do prefeito, que estava sob a coordenação de Marco Cito. Ele ficará apenas como secretário municipal de Governo e o assessor do vereador Roberto Fu, Antônio Rogério Lopes Ortega, será o novo ajudante do prefeito Barbosa Neto.

Até abril outros dois nomes do primeiro escalão devem abdicar, a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, e o presidente da Companhia de Habitação, João Verçosa. Ambos devem sair a vereador nas próximas eleições.

Fonte: londrina.odiario.com