Novo relatório da Vigilância Sanitária mantém 5 das 17 irregularidades na Centrofarma


Nova inspeção da Vigilância Sanitária foi realizada no dia 10. Secretaria da Saúde diz que ainda levará tempo para regularizar os problemas em aberto

Um novo relatório da Vigilância Sanitária, baseado em inspeção feita no dia 10, aponta que 12 das 17 irregularidades verificadas na Central de Abastecimento Farmacêutico (Centrofarma) já foram sanadas. No entanto, apesar de passados quatro meses desde a primeira da inspeção, cinco irregularidades ainda estão em aberto. A Centrofarma é responsável pela distribuição de mais de 300 medicamentos à rede municipal de Saúde de Londrina.

As 17 irregularidades no armazenamento, no transporte e na logística de distribuição de medicamentos foram verificadas em setembro do ano passado e embasaram uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Defesa da Saúde Pública. Em decisão liminar, o juiz Marcos José Vieira concedeu 60 dias par que as irregularidades sejam sanadas - o prazo termina em maio.

“O que não ainda conseguimos regularizar dos pontos levantados pela Vigilância foram o extintor de incêndio vencido, que depende de um processo licitatório; o laudo do Corpo de Bombeiros, que só vai ser dado depois de todas as adequações; a colocação de ar-condicionado, que vai levar maior tempo em função do processo licitatório; o treinamento de funcionários [para o manejo de medicamentos]; e o caminhão que será consertado e que vai resolver a questão da logística”, elencou o secretário municipal da Saúde, Edson de Souza.

Fonte: Jornal de Londrina