CEI da Educação é aprovada na Câmara Municipal de Londrina


Foi aprovada na sessão desta quinta-feira (23) da Câmara Municipal de Londrina a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação. Foram 17 votos favoráveis e apenas uma abstenção, do vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT). O vereador Eloir Valença (PHS) estava ausente.

líder do executivo, Jairo Tamura (PSB), e o advogado João Gomes Filho, que representa o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), chegaram a apresentar um requerimento solicitando proporcionalidade partidária na composição do grupo de investigação.

A abertura da CEI, quando proposta pelo vereador Rony Alves (PTB), pedia grupo com três parlamentares, sendo um presidente, um relator e um membro.

Por volta das 18h10, o presidente da Casa, Gerson Araújo (PSDB), determinou que o colégio de líderes se reunisse na sala de reuniões para definir como será composto o grupo de investigação.

Após diversos chamamentos, Araújo chegou a dizer que no uso de suas atribuições ele mesmo iria convocar os vereadores para os cargos, uma vez que obteve a informação que os representantes dos partidos não estavam reunidos.

Após as 20h ficou definido que os integrantes da CEI serão os vereadores Joel Garcia (PP), Rony Alves (PTB) e José Roque Neto (PR).

A comissão especial irá apurar a compra de 34 mil kits de uniformes escolares em licitação por carona. O procedimento custou aos cofres públicos R$ 6 milhões. Outra frente de trabalho é a aquisição por R$ 621 mil da coleção "Vivenciando a Cultura Afrobrasileira e Indígena", considerada racista e preconceituosa por entidades negras da cidade.

O poder legislativo já abriu outras quatro investigações de irregularidades na administração pública. Foram elas a apuração na planilha de custos do transporte coletivo, o curso de formação da Guarda Municipal, contratos com as empresas de segurança Centronic e Proguarda e corrupção na saúde.

Fonte: londrina.odiario.com