Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão dentro da CMTU


Suspeita é de eliminação de provas de uma investigação realizada pelo Ministério Público, sobre o cancelamento irregular de multas de trânsito

Três policiais e três promotores do Ministério Público (MP) cumpriram mandados de busca e apreensão na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) na manhã desta quinta-feira (1º). A suspeita é de eliminação de provas de uma investigação realizada pelo Ministério Público, sobre um esquema de cancelamento irregular de multas de trânsito.

Todos os funcionários que entravam e saíam da companhia foram revistados. O objetivo era evitar que provas fossem levadas do órgão. O presidente da CMTU, André Nadai, informou que o Grupo Especial de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) acessou multas aplicadas pelo órgão nos últimos cinco anos.

Em entrevista coletiva à imprensa, Nadai disse que as apreensões se concentraram na diretoria de trânsito da CMTU. “Na semana passada, eu tive ciência de que dois agentes de trânsito tinham sido chamados para depor no Gaeco sobre eventuais cancelamentos de multas. Imediatamente determinei abertura de uma sindicância que está em andamento para a apuração de todos os autos cancelados pelos agentes de trânsito nos últimos cinco anos”, afirmou.

Segundo André Nadai, o Gaeco citou casos específicos de infrações aplicadas no final de 2010 e início do ano passado, envolvendo dois agentes de trânsito. O MP pediu à CMTU uma cópia de todas as oitivas até então realizadas pela sindicância aberta pelo órgão municipal para investigar as possíveis irregularidades.

“A ideia do Gaeco e MP é trabalhar paralelamente com a CMTU nessa investigação, até porque as duas têm o mesmo objetivo." O presidente da CMTU disse que o diretor de trânsito, Wilson de Jesus, deve ser ouvido nas investigações. “Eu conversei informalmente com a nossa coordenadora de trânsito que me afirmou que nenhum diretor sabia nada disso”, adiantou.

Os promotores e policiais do Gaeco apreenderam mais de 20 caixas de documentos, com originais de multas desde 2007 e saíram da CMTU sem falar com a imprensa.

Fonte: Jornal de Londrina