Confirmada paralisação dos professores universitários


Os professores das universidades estaduais do Paraná confirmaram para amanhã uma paralisação contrária a decisão do governo de não oficializar a proposta apresentada à categoria em novembro de 2011. Segundo os sindicatos da classe, ela garantiria um reajuste salarial para os docentes de 31,72%, mais a reposição inflacionária. O valor seria pago em três parcelas, em 2012, 2013 e 2014. Além disso, o governo teria se comprometido a iniciar a negociação com os técnicos-administrativos.

Além dos 1,6 mil docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), os sindicatos das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) e Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), decidiram pela mobilização.

Conforme o andamento das negociações, também existe a possibilidade de greve geral a partir do dia 14, tanto dos docentes como dos técnicos-administrativos.

Segundo o Sindicato dos Professores de Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel), numa reunião realizada na última quarta-feira, o governo não apresentou nenhuma nova proposta ou confirmou que vai oficializar os números do ano passado.

''O posicionamento do governo em não manter as negociações acabou influenciando a decisão dos docentes em programar esta mobilização. A postura tomada pelo governo não agradou a categoria'', reforçou a professora da UEM e uma das diretoras do Sindicato dos Docentes da UEM (Sesduem), Maria de Fátima Vianna de Souza. A assessoria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) informou que o secretário Alipio Santos Leal Neto ainda não vai se pronunciar sobre o assunto.

Fonte: www.folhaweb.com.br