Mais de 300 professores participam de ato público em Londrina


Professores se concentraram no Calçadão. Eles reivindicaram a aplicação do Piso Nacional no Paraná e reajuste salarial de 14% para os demais servidores

Aproximadamente 300 professores da rede estadual de ensino realizaram, na manhã desta quinta-feira (15), um ato público no Calçadão de Londrina. A ação integra um protesto nacional pela aplicação da Lei do Piso e a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação.

No Paraná, os servidores também reivindicam um reajuste salarial de 14% para os funcionários das instituições de ensino, além do pagamento de um terço de hora aula, período usado pelos professores para organizar os conteúdos aplicados em sala.

Segundo a APP Sindicato em Londrina, pelo menos 100 mil estudantes da região ficarão sem aulas nesta quinta. A base do sindicato reúne mais de 10 mil professores. “O ato é uma forma de mostrarmos para o governo que estamos insatisfeitos com as atuais condições de trabalho”, afirmou Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves, presidente do órgão.

Gonçalves ressaltou que o principal ponto defendido pelos professores é a implantação do Piso Nacional no estado. Com isso, o salário inicial sairia de R$ 1,2 mil para R$ 1,4 mil. De acordo com ele, a remuneração dos trabalhadores da educação tem uma defasagem de 18,7%.

Uma reunião entre professores e governo está agendada para a tarde desta quinta-feira (15) em Curitiba. “Esperamos que seja apresentada alguma proposta. Temos uma assembleia prevista para o dia 31 deste mês e se nada acontecer não está descartada uma greve.”

Fnte: Jornal de Londrina