Servidores de Cambé podem deflagrar greve na quarta


Os servidores municipais de Cambé podem deflagrar uma greve na próxima quarta-feira (21), quando, em assembleia, será colocado para votação o indicativo de paralisação das atividades da categoria. Os funcionários querem a implantação imediata da revisão do Plano de Carreira, Cargos e. Salários (PCCS) da categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cambé, Carlos Aparecido da Silva Melo, a urgência da implantação do novo PCCS se dá em razão da proximidade do dia 10 de abril, início do período pré-eleitoral que impede atos do gênero. "Praticamente quatro anos se passaram e a promessa da administração de reformulação do PCCS não foi cumprida. A categoria decidiu antes de começar a campanha pela data-base, que é agora em março, lutar pelo PCCS", concluiu.

O novo PCCS da categoria foi elaborado por uma empresa contratada pelo Município. Segundo Melo, ele já foi revisado e retificado pelo Sindicato e está desde o dezembro na prefeitura para a devida implantação. "Mas até o momento não recebemos a contra-proposta da administração", disse Melo.

Segundo Melo, o atual PCCS, criado em 2003, está defasado e provoca distorções nos salários dos funcionários. "Para se ter uma ideia, o menor salário da categoria, nível 1, é R$ 690, para quem está entrando na Prefeitura, o valor é o mesmo pago a um funcionário de carreira, que está no nível 10. Após 10 anos de trabalho na administração municipal, o servidor continua a ganhar o mesmo de quem está começando. Esta distorção não pode continuar".

O novo PCCS propõe a criação de alguns cargos para eliminar desvios de função identificados e também as distorções salariais.

O secretário municipal de Administração de Cambé, Eduardo Pavinato, foi procurado mas não retornou as ligações da reportagem para comentar a situação de iminência de uma greve.

A assembleia da categoria será realizada na quarta-feira (21) às 19h30 no Centro de Eventos de Cambé.
 
Fonte: www.folhaweb.com.br (Com informações da repórter Marilayde Costa, do Portal Bonde)