Dois secretários de Londrina deixam administração para disputa das eleições


Até o dia 7 de abril, os pré-candidatos ao pleito municipal de outubro que ocupam cargos públicos devem se descompatibilizar de suas funções. Em Londrina, o fato vai acarretar em duas baixas à administração do prefeito Barbosa Neto (PDT). Desta vez, o presidente da Companhia de Habitação, João Verçosa, e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Sueli Galhardi, deixam o governo.

Em meados de janeiro deste ano, outros três secretários também já haviam abdicado em virtude das eleições. O ex-secretário de Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo, foi substituído por Jefferson Dias Chaves. Altira Leonardo Gouvea entrou no lugar de Liz Clara Ribeiro de Campos na Secretaria Municipal do Idoso. Já na pasta do Ambiente, José Novaes Faraco cedeu a vaga a Gilmar Domingues Pereira.

Com a saída dos pré-candidatos, o governo adicionou novas mudanças às mais de 40 já realizadas por Barbosa Neto ao longo de aproximadamente três anos de governo. A secretária de Políticas para Mulheres, Sueli Galhardi (PR), disse que ainda não sabe a data em que deve deixar a pasta e quem será seu sucessor.

"Isso é uma prerrogativa do prefeito. Ele com certeza deve ter o nome que dará continuidade ao nosso trabalho. Nós não temos conversado sobre o assunto, nossa conversa hoje é de política pública", comentou. Ela acredita que as prioridades da secretaria atualmente são ampliar e melhorar a rede de atenção à violência contra a mulher, com a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas, por exemplo.

Sueli também citou uma atenção especial ao projeto Tecendo Futuro, que dará qualificação profissional e renda a detentas; e com os programas de combate à AIDS.

O presidente da Cohab, João Verçosa (PDT), também ainda não tem o dia de sua saída definido. Ele explicou que, por ser uma empresa de economia mista, o procedimento é diferenciado e precisa passar por assembleia geral e ser publicado. Sobre quem vai assumir a sua vaga, Verçosa disse não saber e afirmou, assim como Sueli, que a decisão está nas mãos de Barbosa Neto.

"Eu estou definindo isso [o dia]. Eu vou sair como pré-candidato ao cargo de vereador pelo PDT, que é o meu partido. Ele vai lançar uma chapa completa para a Câmara e eu vou colocar o nosso nome à disposição dentro do quadro do partido. Caso o partido entenda que nós podemos reprentá-lo bem na eleição, eu estou à disposição", disse.

A administração de Barbosa Neto registra muitas mudanças. Além dos pré-candidatos, vários secretários já se afastaram em períodos polêmicos, como Ana Olympia Dornellas, que deixou a pasta de Saúde, e o ex-secretário municipal de Planejamento, Fábio Góes.

Outros foram sumariamente exonerados, como o ex-procurador jurídico do município, Fidélis Canguçu, e o ex-secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci. O primeiro foi acusado de participação no escândalo descoberto na Operação Antissepsia sobre supostas irregularidades na saúde. Já o segundo foi culpado pelo prefeito pelos problemas no treinamento da Guarda municipal. A saída de ambos teve em comum a não possibilidade de defesa perante Barbosa Neto, que decretou o afastamento.

Fonte: londrina.odiario.com