Denúncias não impedem Jacks de assumir Comissão de Ética


O vereador Jacks Dias (PT) assumiu a terceira vaga da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Londrina, que julga questões disciplinares envolvendo os parlamentares. Com a morte de Renato Lemes, que era presidente do comitê, quem assume é o vice, o vereador Rodrigo Gouvêa (PTC). Jairo Tamura (PSB) vai para a vice-presidência e o petista, que era suplente, assume uma cadeira permanente.

Dias assume o posto em meio a uma grave denúncia que aponta que ele teria recebido propina, para facilitar a contratação da empresa SP Alimentação em um esquema de fraude de licitação e superfaturamento no contrato da merenda escolar.

De acordo com o Ministério Público (MP), Jacks Dias - até então secretário municipal de Gestão Pública - e o ex-prefeito Nedson Micheleti recebiam uma porcentagem de 5% a 8% do valor do contrato. Eles terão que devolver R$ 300 mil aos cofres público, que, conforme as investigações, foram recebidos através do pagamento de propina.

Apesar da denúncia, o afastamento dele do Legislativo não foi cogitado pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.

Dias e Micheleti podem responder, além do processo de improbidade administrativa, a um procedimento criminal, que deve ser aberto pelo MP em razão da participação dos dois na chamada Máfia da Merenda.

Em entrevista á rádio CBN Londrina, o parlamentar negou ter cometido qualquer irregularidade nos contratos. Ele disse que vai provar a sua inocência na Justiça. "Não houve nenhum tipo de facilitação", alegou.

Para Dias, o fato de assumir um posto na Comissão de Ética da Câmara e ser processado na Justiça não interfere nos trabalhos. O parlamentar fez questão de lembrar que são supostas acusações, de irregularidades cometidas antes dele assumir o cargo de verador.

Jacks Dias também já foi denunciado pelo Ministério Público por, supostamente, cometer irregularidades em contratos firmados entre a prefeitura e as empresas de vigilância Centronic e Proguarda, quando era secretário de Gestão. A Comissão Especial de Inquérito (CEI) formada na Câmara para investigar o caso recomendou que a Comissão de Ética do Legislativo investigasse o petista, mas no dia da votação do relatório, os demais vereadores acabaram tirando o item de votação e absolvendo o colega. No entendimento dos parlamentares, as supostas irregularidades foram cometidas antes de Dias assumir a função na Casa.
 
Fonte: Portal Bonde, com informações da rádio CBN Londrina