Mais importante evento sindical das Américas ocorre no Brasil


O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o vice-presidente da Argentina, Amado Boudou - em representação da presidenta Cristina Fernandez - e o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, são presenças confirmadas para o II Congresso da Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas (CSA), que acontece entre os dias 17 e 20 de abril em Foz do Iguaçu, Paraná. Estarão também presentes o governador do Paraná e o prefeito de Foz do Iguaçu. Também foi oficialmente convidada a presidenta Dilma Rousseff.

São filiadas à CSA, 59 centrais sindicais nacionais de 29 países das Américas, representando a mais de 50 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o continente. O Congresso da CSA ocorre a cada quatro anos. Em Foz do Iguaçu, espera-se a participação de mais de 500 pessoas, sendo 450 provenientes das Américas e 50 convidados de outros continentes.

O presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, estará presente ao Congresso. Ele vai falar em nome dos 1050 sindicatos e 7 milhões de trabalhadores

Na delegação européia, destaca-se a presença dos presidentes da centrais espanholas UGT e Comisiones Obreras que lideraram a recente greve geral na Espanha. Também o presidente da central alemã, DGB. A Confederação Sindical Internacional (CSI), com sede na Bélgica, também estará representada com uma delegação chefiada pela secretária-geral, Sharan Burrow. O candidato dos trabalhadores para a direção-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Rider, é igualmente esperado. 

No ano em que a Organização das Nações Unidas e o governo do Brasil realizam a Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, o tema do 2° Congresso da CSA será “Desenvolvimento Sustentável, Democracia e Trabalho Decente: Construindo uma nova sociedade”.

A partir das diretrizes estabelecidas em Foz do Iguaçu pelos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras, o movimento sindical das Américas irá definir seu plano de ação para os próximos quatro anos.

Num contexto econômico profundamente negativo nos países do Norte, consideramos que as Américas, com todas suas contradições e desigualdades, pode ser fonte de alternativas ao modelo neoliberal”, ressalta Víctor Báez Mosqueira, secretário-geral da CSA.

Sobre o II Congresso: Mais importante evento sindical do continente, o 2° Congresso Continental da CSA ocorrerá de 17 a 20 de abril em Foz do Iguaçu, Paraná. Participam mais de 500 sindicalistas, sendo 450 provenientes das Américas e 50 convidados internacionais. O tema será “Desenvolvimento Sustentável, Democracia e Trabalho Decente: Construindo uma nova sociedade”

Local: Hotel Bourbon Cataratas, Rod. das Cataratas, km 2,5, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil


Fonte: UGT