Câmara de Londrina vota abertura da CP da Centronic nesta quinta-feira


Os vereadores de Londrina votam, na tarde desta quinta-feira (19), durante a sessão ordinária, o pedido de abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito  Barbosa Neto (PDT) no Caso Centronic.


De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Gerson Araújo (PSDB), será feita a indicação de abertura com um debate e, na sequência, os vereadores vão fazer a votação para que seja instaurada a CP. Para ser aberta precisa de 13 votos.

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Centronic, realizada em 2011 e que resultou em um relatório para o pedido de abertura da CP, revelou um possível esquema de corrupção de contratos entre a empresa de segurança privada Centronic e a Prefeitura de Londrina.

A comissão foi formada após uma denúnica do vereador Joel Garcia (PP). Ele se baseou em um procedimento do Ministério Público de que um vigia da Centronic teria trabalhado na empresa rádio Brasil Sul, de propriedade da família de Barbosa Neto, enquanto deveria monitorar prédios públicos.

"Pode ser que se abra ou não. As coisas pode mudar de uma hora para outra", afirmou Araujo. Segundo informou, se a CP for confirmada, o próximo passo será o sorteio dos vereadores que farão parte da comissão processante, composta de três a cinco integrantes. "Nós procedemos dessa forma [sorteio] para dar chance para que todos possam participar", explicou.

Araújo ainda comentou que o importante é que seja feita justiça. Para ele, se a CP for aberta é uma oportunidade de apurar os fatos." Essa oportunidade de verificar se os fatos aconteceram ou não, e de ser justo, só pode ser ser feita se a comissão existir", completou.

Na Câmara, os vereadores que oficialmente compõem a base do prefeito são seis, ao todo, enquanto que a oposição, teoricamente, contaria com os 13 votos necessários.

Porém, nas últimas semanas a informação de que o vereador Eloir Valença (PHS) estaria indo para a base aliada, preocupou vários setores, inclusive a direção do partido no Estado, que já declarou que o voto deve ser pela abertura da CP, sob o risco de ser expulso da legenda.

Fonte: londrina.odiario.com