Professores da UFPR aprovam indicativo de greve para 15 de maio


Paralisação foi decidida por unanimidade em assembleia da categoria. Encontro em Brasília reunirá docentes para debates no sábado (22).

Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovaram indicativo de greve para o dia 15 de maio, em assembleia docente que ocorreu na quinta-feira (19). A decisão local aguarda adesão de outras instituições federais para que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) encaminhe a paralisação.

O indicativo foi aprovado por unanimidade pelos 150 professores que participaram da assembleia. A ideia é levar as propostas discutidas para a reunião nacional, que acontece em Brasília no sábado (22). "A categoria está descrente de uma possibilidade de negociação com o governo", conta o presidente da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), Luis Allan Künzle.

O presidente ainda avalia que as representações sindicais trabalham com os limites de prazos que o governo oferece, mas que não cumpriu até o momento.

Campanha 12 horas

Os professores da UFPR também lançaram a campanha "12 horas" no encontro. A proposta local é que a Universidade regulamente a distribuição e carga horária dos docentes. "A população tem que saber que a universidade pública federal é responsável pela pesquisa no país e o professor precisa tempo pra orientar alunos, participar de congressos, ficar em laboratório", comentou Künzle. A expectativa do sindicato é que a campanha se torne nacional.

Fonte: g1.globo.com/parana