Londrinenses protestam contra a corrupção


Materializado na nebulosidade da tarde deste sábado (21) em Londrina, o cenário político brasileiro motivou cerca de 200 londrinenses a sair de suas casas para pedir mais justiça e competência das autoridades nacionais e locais. 

Organizado por meio das redes sociais e composto por diversos grupos e entidades, o protesto começou por volta das 16h30 na Concha Acústica. A intenção é fazer a cidade  dar sua parcela de contribuição ao grito que ganha o Brasil no ''Dia do Basta'', organizado em diversas partes do País. Além das questões locais, teve destaque o pedido pelo fim do voto secreto parlamentar. 

''É um movimento nacional, mas que também tem desdobramentos na cidade. Queremos atingir o município e protestar contra os problemas da educação, o aumento do salário dos vereadores e a impunidade'', explica o estudante de Biologia Otávio Ferrarim Giatti, de 20 anos, um dos organizadores da manifestação. 

Comprovando a expressiva participação dos jovens, que compuseram a maior parte dos envolvidos, o estudante Luan Belusco, 16, ressaltou a importância do encontro. ''A ideia é ir contra a corrupção, são vários grupos que estão aqui unidos para reclamar contra o quadro da política nacional'', disse ele, que também responde como um dos mobilizadores. 

Após a concentração na Concha Acústica, o cortejo ganhou as ruas do centro da cidade e chamou a atenção de diversos moradores, que correram às janelas para acompanhar o movimento. Junto do grupo desde o início, o artesão Edson dos Santos, 46, externou sua indignação como cidadão brasileiro. ''Até quando nós vamos ver ordem e progresso na bandeira e apenas ler? Vi pessoas morrendo na ditadura e digo que hoje estamos atravessando uma ainda pior'', opinou. 

Santos também aproveitou para ressaltar que a população precisa se mexer para conseguir mudar o panorama. ''Somos todos idiotas, otários. A gente deixa eles [os políticos] fazerem o que querem e ficamos rindo feito hienas'', finalizou.

Fonte: www.bonde.com.br