Reforçando a oposição, Lourival Germano toma posse na Câmara de Londrina


Tomou posse, na tarde desta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Londrina, o vereador Lourival Germano (PT). Suplente do partido, foi reconduzido ao legislativo municipal após a determinação judicial que afastou temporariamente Eloir Valença (PHS), acusado por formação de quadrilha e corrupção passiva pelo Ministério Público (MP), na ação que investiga a tentativa de suborno do vereador Amauri Cardoso (PSDB), há três semanas.


Com o retorno de Germano ao legislativo, a oposição passa a contar, oficialmente, com 13 membros, número necessário para aprovar um possível indiciamento do prefeito Barbosa Neto (PDT), na Comissão Processante (CP) do Caso Centronic.

Esta é a terceira vez que Lourival Germano retorna ao legislativo municipal. E em discurso, agradeceu a todos e disse que ser vereador de um município como Londrina não é fácil. "O voto não se acha na rua, se conquista. Com partidos, com amigos, sua história de pessoa, familiar e de comunidade", afirmou, enfatizando que ser político, hoje no Brasil, não é fácil.

Ele também fez menção ao escândalo por que passa o legislativo municipal, dizendo que isso não é privilégio apenas da Câmara londrinense, que em outros centros há ações também. "Cabe a nós, vereadores, enquanto legisladores, formadores de opinião, fazermos a nossa parte. E ao Executivo Municipal cabe executar o que é de sua competência", enfatizou.

Lourival Germano assume a vaga em meio à crise gerada por uma denúncia de tentativa de suborno que terminou com a prisão do ex-secretário municipal de Governo, Marco Cito, o empresário Ludovico Boanto, o chefe de gabinete de Barbosa Neto, Rogério Ortega, o Rogerinho, e o diretor da Sercomtel, Alysson de Carvalho, o Pinguin. 

Os quatro foram acusados de formação de quadrilha e de corrupção ativa, diante da denúncia, gravada, de tentativa de suborno a Amauri Cardoso, para que votasse contrário à abertura da Comissão Processante do Caso Centronic.

Eloir Valença chegou a ser preso preventivamente. Porém, a Justiça ao analisar o pedido de transformação para temporária, indeferiu a solicitação do MP e determinou o afastamento imediato de Valença do cargo.

Apesar de Valença estar filiado ao PHS, ele foi eleito pelo PT, do qual Lourival Germano era suplente. Valença, nesta sexta-feira (11), enfrentará uma reunião da Executiva Estadual do PHS que definirá o futuro dele no partido diante das denúncias e do afastamento do mesmo da Câmara.

Fonte: Londrina.odiario.com