Professores da UTFPR de Londrina podem entrar em greve na quinta-feira


Os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) podem entrar em greve a partir de quinta-feira (17). Apesar de ser um campus novo, o núcleo de Londrina também deve aderir à paralisação que protesta contra a morosidade do governo federal em atender às reivindicações da categoria.


A assessora de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Sindutf), Cláudia Trevisan, explicou que uma assembleia vai decidir pela entrada em greve na quinta-feira ou não. A reunião será realizada às 15h30 desta segunda-feira (14), em Curitiba, e a recomendação nacional é pela aprovação da paralisação.

"Ano passado, formaram um acordo entre o governo e representantes dos professores para que tivesse um reajuste de 4%, a incorporação das gratificações e a formação de um grupo de trabalho para reestruturação da carreira, que está hoje cheia de distorções. O andamento da negociação está sendo vista com uma certa morosidade pelos docentes", comentou.

Além da pauta nacional, o sindicato prepara uma lista de reivindicações para tratar especificamente com a UTFPR do Paraná. A assembleia realizada nesta segunda-feira (14) também servirá para fazer uma consulta com os professores sobre os pontos que devem ser discutidos.

No dia 12 de maio, houve uma reunião em Brasília do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior que aprovou a deflagração da greve nacional por tempo indeterminado.

Como resposta à mobilização dos docentes, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, convocou uma reunião emergencial com a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa. No encontro, afirmou que a presidente Dilma Rousseff converteu em medida provisória o projeto de lei resultante do acordo firmado com os docentes em 2011.

Os efeitos da medida provisória são imediatos a partir de sua edição, vigorando por 60 dias, prorrogáveis por mais 60 dias. Após esse prazo, caso o Congresso Nacional não aprove o texto, a medida perde eficácia.

Fonte: londrina.odiario.com