Dois Centros de Educação Infantil estão em greve em Londrina


Dois Centros de Educação Infantil (CEI) de Londrina estão em greve por atraso nos salários dos professores. A CEI Menino Jesus, localizada na Vila Isabel, na zona leste, fechou as portas na terça-feira (19) e a CEI Vivendo e Aprendendo, também na região leste, não atende as crianças desde o dia 11.

De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Londrina e Região (Sinpro), Diego Mendes, a entidadade mantenedora da CEI Menino Jesus, que atende 160 crianças, estava passando por uma intervenção judicial.
A Justiça exigiu uma nova eleição, e como os prazos não foram cumpridos a CEI teve as contas bloqueadas e foi impedida de receber os repasses por parte da Secretaria Municipal de Educação.
"A prefeitura não conseguiu cumprir os prazos desta eleição, a publicação de editais e os repasses foram bloqueados causando o atraso nos salários do mês de maio dos professores", informou à Rádio CBN Londrina.
Em virtude disso, a mantenedora solicitou ao juiz uma prorrogação no prazo de 45 dias para que uma nova eleição fosse realizada. O pedido foi acatado e agora é preciso aguardar toda a tramitação do processo na prefeitura.
"O despacho do juiz já deve estar chegando na prefeitura e aí temos que esperar a tramitação no financeiro, o empenho e o repasse para que a interventora possa fazer os pagamentos", esclarecu.
Em relação a CEI Vivendo e Aprendendo, que atende 85 crianças, a situação é mais complicada. A Aluarte, Associação dos Artesãos de Londrina, mantenedora do Centro tem pendências com o município desde de 2010. As falhas na prestação de contas atrasaram os repasses das verbas públicas para o pagamentos dos salários.
"As contas apresentadas do ano de 2010 e de 2011 não foram aprovadas pela Controladoria e isso deixa a situação ainda pior. Houve, então, o bloqueio e o não recebimento das verbas do município", ressaltou.
A CEI chegou a ficar fechada no fim de 2011 pelos mesmos motivos. Além dos salários atrasados, os direitos trabalhistas das professoras também estão pendentes e a informação é que o FGTS não está sendo recolhido há um ano.
Uma reunião entre o Sinpro e o município será agendada para resolver a situação dos profressores e dos Centros.
Fonte: londrina.odiario.com