Biblioteca ainda tem extintor vencido


Em março deste ano, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) vistoriou a Biblioteca Municipal, o Museu de Arte e o Teatro Zaqueu de Melo. Um dos problemas constatados nos locais foi que havia extintores com data de validade vencidos. Três meses depois a reportagem foi à Biblioteca ontem e encontrou um extintor vencido no piso superior. 

Sobre o fato, o secretário de Cultura, Aldo Moraes, afirmou ontem que ''serviço público depende de tramitação burocrática. Em breve vai ter solução para problemas estruturais''. 

O Crea encaminhou na primeira quinzena de maio um relatório apontando os reparos necessários para esses locais. Segundo o gerente do Crea, Edson Tsuzuki, não houve uma resposta do município. ''O alerta é que o gestor priorize. Nós esperamos proatividade do gestor. É preocupante'', opinou. 

Apesar de não ter encaminhado nenhuma resposta formal para o Crea, o secretário de Cultura, Aldo Moraes, afirmou que está tomando medidas sobre a vistoria. ''A primeira medida foi encaminhar as questões práticas que poderiam ser resolvidas para Secretaria de Obras''. 

Conforme Moraes, há 15 dias técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vistoriaram a Biblioteca, o Teatro Zaqueu de Melo e o Museu de Arte. De acordo com ele o pré-projeto para reformar os locais, ao custo de R$ 7 milhões, foi aprovado. ''Esperamos para setembro a aprovação final'', comentou. 

O Crea ainda não concluiu relatório final das vistorias no Terminal Urbano e na Rodoviária. Também foram vistoriados o Camelódromo, prédio do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) e Museu Histórico.(D.B.)

Fonte: www.folhaweb.com.br