Lançado manual de SST para servidores do DF


Foram lançadas no dia 22 de maio as primeiras edições do Manual de Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público do Distrito Federal e da Cartilha de Orientações a Gestores de Dependentes Químicos. A presidente da federada da Anamt em Brasília, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, coordenou a produção das publicações.

Os documentos estabelecem uma série de diretrizes para eliminar ameaças à saúde dos servidores em decorrência de suas ocupações. Entre elas, constam procedimentos para lidar com riscos ambientais, ergonômicos, psicossociais, físicos, químicos e biológicos.

"Trata-se de um material bastante abrangente e didático. A iniciativa representa um passo muito importante para a Medicina do Trabalho no Brasil, porque, além da questão legal, houve a preocupação de elaborar um projeto técnico para orientar na execução das atividades", exalta o vice-presidente nacional da Anamt, Dr. Mário Bonciani.

Mário acrescenta que o manual e a cartilha podem ser considerados uma grande vitória para a Anamt, uma vez que resultam de uma mobilização nacional para a ampliação da cobertura dos serviços de SST para os profissionais não celetistas.

"A questão da saúde ocupacional para funcionários públicos é debatida, há algum tempo, em todos os nossos eventos. Acreditamos que, em breve, outros estados e municípios devam se integrar a esses esforços", conclui.

Fonte: Anamt