Prefeiturável do PP abre propaganda na TV


A Justiça Eleitoral de Londrina fez o sorteio ontem que definiu a ordem de exibição dos primeiros programas dos candidatos no rádio e na televisão a partir do próximo dia 21 de agosto. O primeiro dia é reservado aos programas produzidos pelos candidatos a vereador (ver quadro). Para o dia seguinte, com os candidatos a prefeito, ficou definido que a coligação encabeçada por Marcelo Belinati (PP) vai abrir a programação, com 12 minutos e 25 segundos, maior tempo entre os concorrentes, devido à extensa coligação de 14 partidos. 

Na sequência será levado ao ar o programa de Barbosa Neto (PDT), com 2 minutos e 43 segundos. Depois os ouvintes e telespectadores vão acompanhar as propostas de Márcia Lopes (PT), que tem 6 minutos e 41 segundos. Valmor Venturini (PSOL) se apresenta a seguir, com tempo de 1 minuto e 47 segundos. Logo depois, vem Luiz Eduardo Cheida (PMDB), com 4 minutos e 42 segundos e, finalizando o primeiro dia, estará o PSD, de Alexandre Kireeff, que tem, por enquanto, 1 minuto e 40 segundos. A ordem de exibição é alterada a cada nova apresentação: o primeiro da fila passa a ser o último e assim por diante. 

Sobre o tempo do PSD, partido criado depois das últimas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aguarda publicação de acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deverá acrescentar mais dois minutos ao tempo. ''A divisão do horário, em relação ao PSD, ainda não podemos fazer, enquanto não for decidida definitivamente essa matéria'', disse o juiz da 42 Zona Eleitoral, Luis Sérgio Swiech. 

Os programas eleitorais gratuitos tem duração de 30 minutos, de segunda-feira até sábado. No rádio, os programas vão ao ar em dois horários; às 7 horas da manhã e ao meio dia. Na televisão, eles serão exibidos às 13 horas e às 20h30. Caso ocorra segundo turno, a propaganda gratuita será reiniciada no dia 10 de outubro, com 10 minutos para cada candidato à prefeitura. 

Fonte: www.folhaweb.com.br