Saiba como vai funcionar a sessão de julgamento da CP da Centronic em Londrina


Nesta segunda-feira (30), às 9h, está marcada a sessão de julgamento sobre a suposta infração político-administrativa do prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT). Os vereadores vão decidir se aprovam o relatório final da Comissão Processante (CP) da Centronic que apontou omissão e negligência por parte do chefe do Executivo.

A CP foi instaurada para apurar a denúncia de que dois vigilantes da empresa Centronic, pagos pela Prefeitura de Londrina, teriam prestado serviço na rádio Brasil Sul, emissora de propriedade da família do prefeito. Caso, no mínimo, 13 vereadores votem a favor do relatório, o mandato de Barbosa Neto será cassado.
Saiba como vai funcionar o rito da sessão de julgamento
- Leitura do texto bíblico por pessoa previamente designada pelo presidente da Câmara;
- Posse de suplentes, caso seja necessária;
- Esclarecimentos do plenário sobre a denúncia, as conclusões da comissão processante e o procedimento do julgamento;
- Os vereadores que quiserem se manifestar terão, no máximo, cinco minutos cada;
- O prefeito ou seu procurador terão uma hora para conduzir a defesa oral;
- Os vereadores votam aberta e nominalmente;
- O presidente do Legislativo declara o resultado da votação.
Caso a cassação aconteça, o fato também será comunicado à Justiça Eleitoral e Barbosa Neto terá seus direitos políticos suspensos por oito anos, o que acarretará automaticamente o cancelamento de sua candidatura à reeleição. Se os vereadores forem contra o relatório final da CP, a denúncia é arquivada e o prefeito segue com seu mandato.
Barbosa Neto chegou a pedir o adiamento da sessão e a exclusão de quatro vereadores da votação, mas deve ter os requerimentos negados pelo Legislativo.
Galerias e segurança
As galerias foram divididas entre grupos defensores de Barbosa Neto e os favoráveis à cassação. Só poderão entrar na Câmara as pessoas que pegaram senhas na última sexta-feira (27), munidas de documento de identidade com foto.
A Polícia Militar montou um esquema de segurança e fará o patrulhamento da sessão para evitar qualquer tipo de tumulto.