Número de acidentes de trabalho no Paraná está entre os maiores do país


O Paraná apresenta a terceira maior incidência de acidente de trabalho dentre os estados brasileiros: 13,67 a cada 100 mil trabalhadores. As estatísticas de morte no trabalho também são preocupantes. Embora na década de 1990 a média no estado fosse de 32 óbitos em 100 mil, a taxa atual é de 7,98 mortes, ainda acima da média nacional de 7,4.
Os dados, disponíveis no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), foram apresentados pela auditora fiscal do trabalho June Rezende, durante o Curso e Oficina Pedagógica, evento da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), realizado na sexta-feira (17/08). Segundo ela, ainda há um longo caminho a se percorrer para mudar esse panorama. "Nós estamos matando muito", resumiu. A infraestrutura aquém das necessidades contribui para os dados alarmantes. "O Paraná ainda não possui serviço de saúde especializado para o trabalhador", acrescentou.
Se o Paraná não aparece bem ranqueado entre os estados brasileiros, o próprio país também não figura bem nas estatísticas mundiais. A taxa de mortalidade a cada 100 mil trabalhadores, 7,4 no Brasil, representa quase o dobro dos dados de Portugal (4), e é quatro vezes superior à taxa da União Europeia (2 mortes).
De acordo com os últimos dados disponíveis, a probabilidade de óbito no trabalho no Brasil é superior a de países como Tailândia, Malásia e Equador. Diante desse panorama, a auditora June Rezende apresentou projetos que podem ser implantados para melhorar esse quadro.
Fonte: TRT da 9ª Região/PR