Professores de universidades estaduais encerram greve no Paraná


Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) decidiram em assembleia nesta quinta-feira (23) suspender a greve.
Os docentes retomaram as atividades porque a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou e o governador Beto Richa (PSDB) sancionou o projeto de lei que concede 31,73% de reajuste salarial aos docentes do sistema estadual de Ensino Superior.
De qualquer forma, segundo a presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg), Jeaneth Stefaniak, há um estado permanente de mobilização. Inclusive, a data da próxima assembleia já está marcada, dia 17 e outubro. Isso porque, apesar da lei, o Governo Estadual pode ser impedido de conceder o aumento salarial porque existe uma ressalva do Tribunal de Contas (TC) do Paraná sobre os gastos com o pessoal.
Conforme o relatório do TC, sobre a prestação de contas do Governo Estadual de 2011, o montante direcionado para a folha de pagamento está próximo ao limite estabelecido pela legislação brasileira.
O presidente do Tribunal, Fernando Guimarães, pontuou que o aumento só poderá ser concedido, se até outubro - mês previsto para pagamento da primeira parcela do reajuste - o Poder Executivo diminuir os gastos.
Técnico-administrativos da UFPR voltam ao trabalho
Também em assembleia realizada nesta quinta-feira, os técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram encerrar a greve, que começou em 11 de junho deste ano. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest), a medida acompanha o movimento nacional liderado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).
No acordo entre a Fasubra e o Governo Federal foi estabelecido, por exemplo, aumento de 15,8%, dividido em três anos, e incentivos para capacitação e qualificação dos profissionais.
Fonte: g1.globo.com/parana