Prefeito de Londrina terá sete dias para apresentar defesa prévia contra Comissão Processante


A procuradoria jurídica da Câmara Municipal de Londrina emitiu um parecer pela admissibilidade da denúncia apresentada pelo vereador Joel Garcia (PP) contra o prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC). Este terá o prazo de sete dias úteis para apresentar sua defesa prévia, antes que o Legislativo vote a abertura de uma Comissão Processante.

Joel Garcia protocolou o pedido de CP na última quinta-feira (6). Nesta data, ele e outros três vereadores tentaram um diálogo com o prefeito, após a confissão de Ribeiro ao Ministério Público de que teria recebido R$ 150 mil em propina, de empresários que forneceram uniformes escolares ao município.

Como não houve a renúncia de José Joaquim Ribeiro, a Câmara pretende abrir uma CP e pode cassar o mandato do prefeito. O procurador jurídico da Câmara, Miguel Ângelo Garcia, afirmou que será feito o procedimento padrão.

"A Mesa acatou o parecer, o prefeito terá sete dias para defesa prévia, para se manifestar em relação à denúncia,

Essa indicação já foi objeto de outras medidas, de outros pedidos de Comissão Processante. Teve o mesmo encaminhamento, tanto do Barbosa quanto do Belinati, pela defesa preliminar", disse.

Após a apresentação da defesa, o documento será enviado novamente para a procuradoria jurídica, que deve emitir um novo parecer, antes do assunto ser levado para votação em plenário.

Nesta terça-feira (11), José Joaquim Ribeiro confirmou que pretende continuar no cargo, mas sua situação é delicada. A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a Sociedade Rural do Paraná (SRP), a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Londrina e o Movimento Contra a Corrupção, Por Amor a Londrina já pediram formalmente sua renúncia.

Caso a CP seja aberta, os vereadores terão até 90 dias para apurar a quebra de decoro.

Fonte: londrina.odiario.com