Gerson Araújo toma posse como prefeito de Londrina


O vereador Gerson Araújo (PSDB) assumiu o cargo de prefeito de Londrina por volta das 17h45 desta quinta-feira (20), logo após a leitura da carta de renúncia, em plenário, de José Joaquim Ribeiro (sem partido). Quem fica na presidência do Legislativo é Rony Alves (PTB).

Araújo tem 70 anos, é casado, possui três filhos e será o quarto prefeito em quatro anos. Neste período, estiveram à frente da administração municipal, José Roque Neto (PR), em 2009, enquanto era realizado o terceiro turno das eleições; Barbosa Neto até julho de 2012, quando foi cassado pelo Legislativo; e José Joaquim Ribeiro, que entregou sua carta de renúncia nesta quinta-feira.

"As circunstâncias nos obrigam a tomar determinadas decisões. Eu tenho certeza absoluta que eu não abriria mão em hipótese alguma de assumir esse compromisso porque a cidade clama paz. Eu acredito que nesses próximos três meses e pouco, possivelmente eu não consiga fazer tanta coisa assim, mas pelo menos estaremos oferecendo a possibilidade de uma calmaria", disse no discurso de posse.

Após Gerson Araújo fazer o juramento, Rony Alves oficializou a posse e deixou registrado que o novo prefeito iniciará seus trabalhos a partir das 15h desta sexta-feira (21).

Câmara

Rony Alves assumiu o cargo de presidente do Legislativo e convocou uma eleição para escolha do novo vice-presidente na próxima terça-feira (25). Também informou que deixa a presidência das comissões de Ciência e Tecnologia e Educação. Na primeira, assume Roberto Kanashiro (PSDB) e na segunda, Tito Valle (PMDB).

Com a saída de Gerson Araújo, o suplente do PSDB deve ser convocado para assumir a cadeira deixada por ele na Câmara. O primeiro na lista é o atual diretor administrativo da Sercomtel, Claudemir Molina, e o segundo Walter Marcondes.

Renúncia de Ribeiro

O prefeito José Joaquim Ribeiro (sem partido), detido na manhã desta quinta-feira (20), na praia de Piçarras, no litoral de Santa Catarina, deve chegar a Londrina por volta das 22h. Sua prisão foi efetuada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Itajaí, em parceria com uma equipe londrinense.

Ele deve chegar a Londrina por volta das 22h desta quinta-feira e será levado à unidade 2 da Penitenciária Estadual (PEL). O mandado de prisão do prefeito foi emitido pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. O pedido foi feito pelo Ministério Público, no caso em que 19 pessoas foram indiciadas por fraude e corrupção na compra de uniformes escolares pela prefeitura de Londrina.

Em sua carta de renúncia, colocou "Adoto tal providência, eis que somente com ela, poderei me incumbir adequadamente de provar minha total inocência e desvinculação de quaisquer atos ilícitos eventualmente ocorridos na administração de Londrina, tanto agora quando em períodos passados."

Fonte: londrina.odiario.com