Ex-secretário Marco Cito é detido novamente pelo Gaeco em Londrina


O ex-secretário municipal de Governo, Marco Cito, foi detido na tarde desta sexta-feira (21) por policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O mandado de prisão foi expedido pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina.

O pedido já havia sido feito pelo Ministério Público na última semana, juntamente com as requisições de prisão do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), do ex-secretário de Fazenda, Lindomar Mota dos Santos e do segundo ex-prefeito, José Joaquim Ribeiro.

O Tribunal de Justiça havia expedido apenas o mandato contra Ribeiro, preso nesta quinta-feira (21), no balneário de Piçarras, em Santa Catarina. Na mesma data, seu advogado, Paulo Nolasco, entregou seu pedido de renúncia do cargo de chefe do Executivo.

Com a saída de José Joaquim Ribeiro da prefeitura, ele perdeu o foro privilegiado e o processo voltou ao Fórum de Londrina, onde o Ministério Público requisitou novamente as prisões, desta vez apenas de Barbosa Neto e Marco Cito.

Segundo informações da rádio Paiquerê AM, a prisão de Barbosa Neto teria sido negada pelo juiz da 3ª Vara Criminal, Katsujo Nakadomari. O promotor Cláudio Esteves afirmou que teria evidências que Cito e Barbosa teriam a intenção de fugir da cidade.

Ribeiro, Barbosa Neto, Santos e Cito são acusados de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção na compra de uniformes escolares. Eles e outros quatro agentes públicos teriam recebido R$ 540 mil em propina.

Marco Cito também foi detido em abril deste ano. Ele foi preso em flagrante, acusado da oferecer propina a Amauri Cardoso para que o vereadorer votasse contra a abertura de comissão processante contra Barbosa Neto.

Fonte: londrina.odiario.com