Para Gurgel, "é preciso que o colarinho branco também vá para a cadeia"


A quatro dias do primeiro turno das eleições municipais, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem (3) que seria "bom" que o julgamento do mensalão tivesse reflexo na escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O chefe do Ministério Público, no entanto, não citou nenhum partido político em seu comentário.

"As urnas dirão se houve alguma repercussão do julgamento do mensalão nas eleições. A meu ver, era bom que houvesse, seria salutar", enfatizou Gurgel no intervalo da sessão do Supremo.

Indagado sobre a possibilidade de parte de os réus condenados conseguirem protelar uma eventual prisão com recursos, Gurgel defendeu que "a lei valha para todos".

Ouvido pelo jornal O Globo, ele enfatizou que"de uma vez por todas, é preciso que, no Brasil, a lei valha para todos. Se o criminoso comum vai para a cadeia, é preciso que o colarinho branco também vá para a cadeia. Todos são brasileiros igualmente".

O procurador-geral também voltou a defender que todos os réus condenados a penas que culminem em prisão sejam encaminhados para os presídios assim que acabar o julgamento. Gurgel já havia reivindicado a execução imediata das punições em sua sustentação oral.

"Se alguém pegar cadeia, deve ir para a cadeia. O que o Ministério Público sustenta é que a execução das penas que sejam eventualmente fixadas pelo Supremo devem se fazer logo em seguida à conclusão do julgamento", disse.

Fonte: www.espacovital.com.br