Vereadores reeleitos estão entre os mais votados


Os oito vereadores reeleitos em Londrina aprovaram a renovação de 58% na Câmara Municipal. "Ela é sempre bem-vinda", disse Roberto Fu (PDT), ressaltando, no entanto, que o eleitor soube reconhecer o trabalho feito por alguns parlamentares da atual legislatura. Pelo menos quatro deles ficaram entre os mais votados nas eleições de domingo (7). "Cito o nome de Roberto Kanashiro, que faz parte do Legislativo há vários anos e continua por ser competente no que faz", elogiou. O vereador tucano presidiu a Comissão Processante (CP) que cassou o mandato do então prefeito Barbosa Neto (PDT). Ele foi o quinto mais votado, com a preferência de 3.929 eleitores. 

Fu, por sua vez, enfrentou resistência na Câmara por, justamente, fazer parte da base aliada de Barbosa. Ele foi um dos dois vereadores que votou contra a cassação do pedetista. O outro, Rodrigo Gouvêa (PTC), não foi reeleito. Apesar disso, o parlamentar disse acreditar que o apoio demonstrado não atrapalhou a sua reeleição. "Tanto é que fiz mais de mil votos se o número for comparado com a votação obtida por mim nas eleições de 2008", destacou. Roberto Fu obteve 3.245 votos no domingo. Ele foi o décimo mais votado. 

Júnior Santos Rosa (PSC) também conseguiu se reeleger. E com uma votação expressiva. O jovem vereador obteve 3.961 votos e foi o quarto mais votado. Filho de pastor, Rosa atribuiu o bom resultado ao trabalho feito pela família dele junto à comunidade. "É serviço social de muitos anos, que refletiu na minha votação nestas eleições. Prometo trabalhar para apagar a imagem de que a Câmara de Londrina é composta por apenas vereadores corruptos", enfatizou. 

O vereador assumiu o cargo na Câmara no final de setembro, após a renúncia do então prefeito José Joaquim Ribeiro. O vice de Barbosa, que assumiu quando o pedetista foi cassado, confessou que recebeu propina e preferiu renunciar após a divulgação da informação. 

Gérson Araújo (PSDB), então presidente da Câmara, aceitou assumir a prefeitura e, consequentemente, deixou uma cadeira vaga no Legislativo, que, atualmente, é ocupada pelo parlamentar do PSC. Araújo é outro vereador que conseguiu se reeleger na cidade. Ele foi o segundo mais votado. O tucano contou com o apoio de 4.323 eleitores. Em entrevista no dia da votação, o atual prefeito disse que o eleitor conseguiu entender por que é que ele deixou a Câmara. "Decidi assumir a prefeitura para mostrar que quero o melhor para a cidade. E é isso que estou tentando fazer", declarou. 

A vereadora Lenir de Assis (PT) também conseguiu a reeleição com uma votação expressiva. Terceira mais votada, a petista obteve 4.017 votos. O primeiro mandato da parlamentar foi marcado pela fiscalização ao poder Executivo. Ela fez parte de comissões especiais de inquérito que investigaram, por meses, a administração Barbosa Neto. Pelo Facebook, Lenir agradeceu o apoio dos eleitores: "contem comigo na luta diária pelos direitos das pessoas de Londrina". 

Além dos cinco vereadores já citados, Rony Alves (PTB), Sandra Graça (PP) e José Roque Neto (PR) também conseguiram se reeleger. O petebista fez 3.055 votos e ficou na 13.ª posição. Sandra foi a 14.ª mais votada com a preferência de 3.002 eleitores. Padre Roque, por fim, foi o 15.º com 2.593 votos.

Fonte: www.bonde.com.br