Vereadores vão ouvir secretária de Educação sobre problemas na pasta em Londrina


Os vereadores membros da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Londrina participam nesta segunda-feira (22), às 14h, de uma reunião com a secretária municipal de Educação, Maria Inês Galvão de Mello. Eles vão ouvir explicações sobre algumas denúncias encaminhadas à comissão, relacionada à falta de merenda escolar nas escolas municipais e a redução de carga suplementar (pagamento de horas extras) para os professores auxiliares.

O vice-presidente da comissão, vereador Amauri Cardoso (PSDB), informou que é preciso apurar o que está acontecendo diante do corte de horas extras, qualidade da merenda escolar e, principalmente, da dispensa de merendeiras e faxineiras em algumas escolas neste final de ano letivo. Além disso, também querem apurar a denúncia de que, durante o lanche especial do Dia das Crianças, teria sido oferecido aos estudantes apenas pão.

"Temos recebido algumas denúncias vindas das escolas e de usuários do sistema municipal. E nesta reunião queremos ouvir diretamente da secretária se procede essas reclamações. Vamos verificar a veracidade disso. E se realmente isso estiver acontecendo, o prejuízo é enorme. Nesse momento os professores estão dando de tudo para concluir a aprendizagem dos alunos e, dispensar professores e funcionários, vai comprometer a qualidade do ensino", enfatizou em entrevista à Rádio Paiquerê AM.

Cardoso lembra que algumas ações são reflexo da medida de contenção anunciada pelo município para reduzir despesas por conta da crise financeira que se encontra a prefeitura. No entanto, afirma que não é possível atingir diretamente a educação num momento crucial como este de final de ano letivo.

O vereador informou ainda que não está descartada a realização de diligências nas escolas, para verificar in loco se as denúncias que foram apontadas à comissão tem fundamento. "Nos reunimos na última terça-feira [16] e decidimos ouvir a secretária para saber o que está acontecendo. Também vamos realizar uma diligência a algumas escolas e verificar o que de fato está acontecendo na educação", salientou.

Além de Amauri Cardoso, a comissão é composta pelos vereadores Tito Vale (PSDB), na presidência, e José Roque Neto (PR), como membro.

Fonte: londrina.odiario.com