Em disputa apertada, Alexandre Kireeff é eleito novo prefeito de Londrina


Alexandre Kireeff (PSD) é o novo prefeito eleito de Londrina. Após uma apuração apertada, Kireeff conquistou a vitória com 141.027 votos (50,53 % do total). Em segundo lugar ficou Marcelo Belinati (PP), com 138.049 votos (49,47 % do total).

Kireeff chegou ao segundo turno com 69.082 votos no 1º turno (25,27% do total). O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h21 deste domingo (28).

O TSE computou 4.844 votos em branco e 9.032 votos nulos. O nível de abstenção foi maior do que no primeiro turno, com 67.616 ausentes. No último dia 8, pouco mais de 60 eleitores não votaram na cidade. Neste domingo, apenas 81% dos eleitores aptos a votar compareceram às urnas, 292.952 votantes.

Logo após o final da apuração, Kireeff deu uma entrevista coletiva no prédio onde mora. Ele acompanhou a totalização dos votos dentro do apartamento, e só desceu para conversar com a imprensa quando já estava confirmado como prefeito. Na avaliação do novo prefeito eleito, o resultado nas urnas significa um “rompimento com a história política de Londrina”. “Tenho certeza que a manifestação do povo nas urnas é muito mais do que um resultado entre duas propostas. É uma manifestação entre duas maneiras de enxergar a política”, avaliou Kireeff.

Sobre o processo de transição na Prefeitura de Londrina, Kireeff disse que já na próxima segunda-feira (29) vai dar início ao processo. “Nós vamos conversar com o Gérson [Araújo, prefeito de Londrina] para institucionalizar uma equipe de transição para desenvolver os trabalhos para que o processo de forma serena. Conversamos com toda a sociedade e vamos formar uma equipe para valorizar o servidor municipal. A nossa principal preocupação é de que aqueles que vão ocupar os cargos sejam profundos conhecedores”, declarou.

Fonte: www.jornaldelondrina.com.br