TJ tranca ação de falsidade ideológica contra André Nadai e esposa


O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) trancou a ação de falsidade ideológica que corria contra o ex-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, André Nadai, e sua esposa, Cristiane Hasegawa.

A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (8) pelo relator da 2ª Câmara Criminal do TJ, Gilberto Ferreira, em unanimidade com os desembargadores Lídia Maejima e Valter Hessel. O casal era acusado da falsidade ideológica na compra de um apartamento em que houve a sonegação de parte do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

A reportagem procurou o advogado do casal, Walter Bittar, mas ele estava com o celular desligado. André Nadai afirmou que a defesa trabalhou com a tese de que o delito nunca existiu. "Não houve o crime de falsidade ideológica porque o débito foi todo pago. Essa foi a linha de defesa no TJ e que também foi apresentada ao Ministério Público, mas este não entendeu assim e entrou com a ação", colocou.

O apartamento comprado pelo ex-presidente da CMTU custava R$ 300 mil, mas ele declarou apenas R$ 170 mil. Em junho do ano passado, o Ministério Público acreditava que a sonegação fiscal tinha o intuito de esconder práticas corruptas por parte de Nadai e a investigação chegou a ser retomada em novembro de 2011.

Segundo André Nadai, seu advogado agora vai pedir a devolução dos bens e valores apreendidos. O promotor de Justiça, Cláudio Esteves, foi procurado, mas não atendeu às ligações no celular. No Ministério Público, informaram que ele já havia saído por volta das 17h.

Fonte: londrina.odiario.com