Entidades rebatem PT e defendem atuação do STF


A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulgaram notas ontem defendendo a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão e rebatendo nota divulgada pelo PT, que acusa a corte de ter agido politicamente. 

As duas associações afirmam que a análise do caso é técnica e que tem a participação de ministros que foram indicados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente Dilma Rousseff, o que ''comprova independência desses ministros em relação a quem os nomeou''. 

Para a Ajufe, o julgamento é pautado por ''respeito aos princípios constitucionais garantidores de um processo penal justo, especialmente o contraditório e a ampla defesa'', afirma o texto. ''Trata-se de julgamento técnico, tendo todos os votos sido devidamente fundamentados em seus aspectos fáticos e jurídicos, como determina a Constituição Federal'', completa. 

Na avaliação da Ajufe, ''a irresignação quanto às penas que vêm sendo aplicadas é perfeitamente compreensível dentro do contexto e, por essa razão, a crítica do PT deve ser recebida como expressão de inconformismo, no exercício da liberdade de expressão. Nada mais do que isso''. 

A Anamatra afirma que o resultado do julgamento é ''técnico'' e que os todos os ministros deram provas ''de honradez e correção'' durante o julgamento. A associação diz ainda que o enfrentamento aos crimes do mensalão, como peculato e lavagem, ''é uma conquista para sociedade e uma perda importante para essas organizações (criminosas) que pilham o patrimônio público e desfiguram os hábitos da moralidade pública e privada''. 

''Espera a Anamatra que os bons ventos desse julgamento se espraiem sobre outras ações idênticas, e com rapidez, não importando a filiação partidária de outros réus'', diz o documento. ''E que os erros de alguns poucos não sirvam para desviar os rumos positivos do Brasil. As pessoas passam, mas as instituições permanecem.''

Fonte: www.folhaweb.com.br