Sem avanços na negociação, funcionários da Copel em Londrina fazem paralisação de 48 horas


Sem avanço na negociação de reajuste de salários, os funcionários da Companhia Paranaense de Energia (Copel) vão realizar nova paralisação em Londrina. A suspensão de parte dos trabalhos será de 48 horas e está programada para ocorrer nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30). 

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Concessionárias de Energia Elétrica e Alternativa de Londrina e Região (Sindel), José Mendes de Sousa, explicou nesta quarta-feira (28) que o Coletivo Sindical Copel pediu intervenção do Ministério Público do Trabalho nas negociações.
De acordo com ele, mesmo após duas reuniões nesta quarta-feira (28), a empresa se mostrou irredutível e não apresentou propostas para os servidores, que pedem reajuste de 8,5%, sendo 5,5% de reposição da inflação e 3% de aumento real. Os trabalhadores também querem discutir o acordo coletivo da categoria.
Sousa comentou que a base de Londrina, que engloba outras 45 municípios da região norte do Estado como Cambé, Ibiporã, Arapongas e Centenário do Sul, possui 700 funcionários. A adesão dessa nova mobilização, segundo ele, deve superar a primeira, realizada na última quinta-feira (22), quando mais de 60% da categoria suspendeu as atividades por 24h.
Devido a paralisação de 48 horas, apenas um terço do quadro funcional ficará a disposição para casos emergenciais. Por isso, o sindicato informa que poderão ocorrer problemas na prestação dos serviços de energia elétrica dos consumidores em todo o Paraná.
Fonte: londrina.odiario.com