Funcionários da Sercomtel param na terça


Em assembleia realizada ontem à tarde, os funcionários da Sercomtel decidiram fazer uma paralisação na manhã da próxima terça-feira. Hoje, eles prometem trabalhar vestidos de preto. Os trabalhadores rejeitaram a contraproposta da empresa para a renovação do acordo coletivo, que vence em 1º de dezembro. 

Em 2012, a Sercomtel não pretende conceder o abono que vinha sendo pago nos últimos anos em espécie ou em tíquete-refeição. A companhia também deixará de subsidiar em 90% as mensalidades dos planos de saúde dos aposentados. ''Nós concordamos com o índice de reajuste, sem ganho real, mas não podemos abrir mão do abono e do subsídio. Nossa proposta para o abono é de R$ 2 mil, mas podemos negociar'', disse o presidente do sindicato da categoria, o Sintell, João Henrique Schmidt. 

Segundo a vice-presidente da Sercomtel, Eloíza Pinheiro, o fim da ajuda aos funcionários inativos já havia sido acertado antes. ''Na verdade, estamos cumprindo acordo que firmamos com o sindicato anteriormente. Nosso compromisso era de subsidiar as mensalidades por cinco anos. E esse prazo acaba agora em dezembro'', afirmou. 

De acordo com Eloíza, a proposta da empresa é de reajuste dos salários e dos benefícios (tíquete-refeição, auxílio-creche, auxílio-funeral) com base no Ãndice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a ser divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Isso deverá representar uma correção próxima de 5,8%. 

Segundo a vice-presidente, diante da situação financeira da Sercomtel, não há como oferecer uma proposta melhor aos funcionários. Tanto a empresa Fixa como a Celular colecionam prejuízos nos últimos anos. A operadora realiza um Plano de Demissões Voluntárias (PDV) cuja a meta é desligar 113 funcionários em dois anos (até abril de 2013). Com isso, pretende reduzir o custo da folha em R$ 9 milhões.

Fonte: www.folhadelondrina.com.br