Professores do RJ aprendem a prevenir problemas vocais


Rio de Janeiro/RJ- O programa Cuidando da Voz realiza anualmente oficinas para ajudar professores da rede estadual de ensino a prevenir doenças vocais. A iniciativa da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Secretaria de Saúde, realizada em parceria com a Educação, conscientiza, desde 2011, profissionais do ensino a cuidar da saúde vocal, garantindo a diminuição de casos de licenciados e readaptados no serviço público.

Este ano, foram realizadas seis oficinas. No total, aproximadamente 500 educadores passaram pelo curso desde o ano passado.

- A maioria que nos procura busca a prevenção. Os professores estão, muitas vezes, com comportamentos inadequados e não sabem - explicou a fonoaudióloga da Secretaria de Saúde, Thayse Seixas.

Sintomas como rouquidão persistente, pigarro e falha na voz são indicativos de que é preciso agendar um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo. De acordo com a profissional, respirar corretamente é fundamental para que o educador consiga trabalhar sem prejudicar as cordas ou pregas vocais. Tensão no pescoço e má postura também podem agravar sintomas.

- Quero aprender as técnicas para melhorar minha saúde vocal, minha respiração e, consequentemente, o meu trabalho - disse Marcos Vinícius Lage, 49 anos, professor da Escola Estadual Monteiro Lobato, em Xerém.

Ensinando em dois colégios de Duque de Caxias, Vera Lúcia Sellanes, de 41 anos, decidiu participar do curso logo após sentir a garganta `arranhandoÂ’.

- O treinamento é interessante - afirmou Vera.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro